2016-09-16

Antigo Conselho Chinês (Old Chinese Advice)

Hã, estes chineses é que a sabem toda :)































Era uma vez um camponês chinês, muito pobre mas sábio, que trabalhava a terra duramente com o seu filho. Um dia o filho disse-lhe: "Pai, que desgraça, o nosso cavalo fugiu."

Porque lhe chamas desgraça? Respondeu o pai. Veremos o que nos traz o tempo.

Passados alguns dias o cavalo regressou acompanhado de uma linda égua selvagem. Pai, que sorte. Exclamou o rapaz. O nosso cavalo trouxe outro cavalo.

Porque lhe chamas sorte? Respondeu o pai. Veremos o que nos traz o tempo."

Uns dias depois o rapaz quis montar o cavalo novo mas este, não acostumado à sela, encabritou-se e deitou-o ao chão.

Na queda, o rapaz partiu uma perna. Pai, que desgraça, parti a perna. O pai, retomando a sua experiência e sabedoria, disse: Porque lhe chamas desgraça? Veremos o que nos traz o tempo.

O rapaz não se convencia da filosofia do pai. Poucos dias depois passaram pela aldeia os enviados do rei à procura de jovens para levar para a guerra. Foram a casa do ancião, viram o jovem debilitado e deixaram-no, seguindo o seu caminho.

O jovem compreendeu então que nunca se deve dar nem a desgraça nem a fortuna como absolutas mas que, para se saber se algo é mau ou bom, é necessário dar tempo ao tempo,.

A moral deste Antigo Conselho Chinês é: A vida dá tantas voltas e é tão paradoxal no seu decorrer que tanto o mau pode vir a ser bom, como o bom pode vir a ser mau.

Assim, esperemos o dia de amanhã com Alegria e vivamos o de hoje em Plenitude

Texto escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico, ou então não. 
Publicado no Papeladas.
Invisible Top News: Fanny Rodrigues, Domingos Montagner, camila pitanga, domingos montagner luciana lima, luciana lima, globo, Jorge Jesus Espanhol, jorge jesus a falar espanhol, jesus a falar espanhol, jorge jesus fala espanhol, Liga Europa, manchester united, Braga, gent, braga gent

No comments:

Post a Comment