2016-09-16

Erecteion - Acrópole Atenas (Erechtheion - Acropolis Athens)

Erecteion - Acrópole Atenas (Erechtheion - Acropolis Athens)

Erecteion, também conhecido como Erectêion ou Erectéion (em grego Έρέχθειον, transl.Eréchtheion) é um templo grego consagrado a Atena e a Poseidon. Foi construído entre 421 a 406a.C., por Mnesicles.
É tido como o mais belo monumento em estilo jônico, a despeito das singularidades do seu plano e elevação, que se têm explicado pela necessidade de contrabalançar discretamente o Partenon e de reunir diversos santuários primitivos, tendo em atenção as lendas do local, onde havia uma fonte de água salgada e uma oliveira, que se diziam dádivas de Poseidon e de Atena, na sua luta pela posse da cidade. Possui duas celas individuais, e irregulares, devido à diferença de terreno e três pórticosdesiguais. O pórtico Norte distingue-se pela altura das suas colunas e delicadeza dos capitéis; o pórtico Sul é o mais famoso por ter seis cariátides, ou korai, fazendo as vezes de colunas. Em redor de todo o templo havia um friso, da qual restam alguns fragmentos conservados no Museu da Acrópole.
Já na Ilíada, embora em passo considerado do século VI a.C., fala-se de um templo dedicado aErecteu.
No interior do templo, vivia uma serpente, para a qual se oferecia um bolo sagrado cuja recusa era tomada como sinal de mau agouro para os atenienses.





Texto escrito ao abrigo do Novo Acordo Ortográfico, ou então não. 
Publicado no Papeladas.
Invisible Top News: registraduria, jurado de votacion, registraduria jurados, jurados de votacion, jurados de votacion, Tiziana Cantone, tiziana cantone video, James Rodriguez, Dia Del Amor Y Amistad 2016, Independiente Medellín

No comments:

Post a Comment