NA ANTIGA GRÉCIA, SÓCRATES, FOI FAMOSO PELA SUA SABEDORIA E PELO GRANDE RESPEITO QUE TINHA PELO SEU SEMELHANTE.
UM DIA, ENCONTROU-SE COM UM CONHECIDO SEU QUE LHE DISSE: Sabe o que ouvi sobre o seu amigo ?
Espere um minuto - replicou Sócrates. Antes que me diga qualquer coisa, quero que passe por um pequeno exame. Eu chamo-o do triplo filtro. - Triplo filtro ? - perguntou o outro.
- Correto. - continuou Sócrates. Antes que me fale sobre o meu amigo, pode ser uma boa ideia filtrar três vezes o que vai dizer. É por isso que chamo-o de “Exame do triplo filtro”.
O primeiro filtro é a VERDADE. Está absolutamente seguro de que o que me vai dizer é certo ? Não, disse o homem, realmente só ouvi isso e ... Bem, disse Sócrates, então realmente não sabe se é verdade ou não.
Agora permita-me aplicar o segundo filtro, o filtro da BONDADE. É algo bom o que me vai dizer do meu amigo ?
Não, pelo contrário … Então, deseja-me dizer algo mau dele, mesmo sem saber se está a falar verdade?
Mesmo assim, ainda falta um filtro, o filtro da UTILIDADE. Serve-me para alguma coisa o que me vai dizer do meu amigo ? Não! Na verdade não.
Bem, concluiu Sócrates. Se o que deseja dizer-me não é verdade, nem bom e tão-pouco me será útil, ... qual o meu interesse em saber ?
Use este triplo filtro cada vez que ouvir comentários sobre alguns dos seus amigos próximos. A amizade é algo inviolável. Nunca perca um amigo por algum mal entendido ou comentário sem fundamento.
Publicado no Papeladas.
No comments:
Post a Comment